O que é a Linha Saúde Animal 24?

O serviço Saúde Animal 24 é uma linha telefónica de apoio veterinário a funcionar 24 horas por dia, que tem como principal objetivo esclarecer as dúvidas que surgem fora de horas, ou que não se enquadram no âmbito das consultas veterinárias, encaminhando os clientes, sempre que se justifique, para uma clínica ou um hospital veterinário da sua freguesia de residência.

Pensada para dar resposta a questões do âmbito da saúde animal e da vida com os animais, sejam estas relativas a animais de companhia, exóticos ou equinos, esta linha de apoio está preparada para apoiar, fazer a triagem, dar aconselhamento e fazer o acompanhamento da situação, em situações de imprevisto ou de incidente, estando apta a responder a dúvidas dentro das áreas da nutrição, do comportamento, das viagens, das intoxicações e ainda questões de saúde pública (relacionadas com os animais ou com o convívio com os mesmos).

De ressalvar que o objetivo da Linha Saúde Animal 24 não é dar consultas telefónicas (nem é possível do ponto de vista legal) é sim, ser um apoio e um recurso com informação fidedigna para quem tem, trabalha ou convive com animais. A equipa de atendimento ao público da Linha Saúde Animal 24 é assim composta por enfermeiros veterinários apoiados por uma equipa técnica de médicos veterinários. Esta equipa de Médicos Veterinários é responsável por apoiar e supervisionar constantemente o serviço.

Quando a solução não estiver aqui, está lá!

custo da chamada 0,60€ + Iva

A quem se dirige?

A Linha Saúde Animal 24, dirige-se a todas as pessoas que têm, trabalham ou convivem com animais de companhia como cães e gatos, cavalos e ainda animais exóticos, assim como porquinhos da índia, hamster, Iguana, Gecko, cobras, aves, entre outros.

A Linha Saúde Animal 24 dá igualmente resposta a quem ainda não possui mas pretende adquirir um animal de estimação ou outro, esclarecendo as suas dúvidas e / ou dando toda a informação necessária dentro das áreas de atuação do serviço: nutrição, comportamento, intoxicações, viagens e questões de saúde pública.

Que tipo de situações vem resolver?

A Linha Saúde Animal 24 vem esclarecer dúvidas do âmbito da saúde animal mas também do âmbito da vida com os animais, desde as dúvidas que surgem aquando da aquisição de um animal de estimação (primeiros cuidados, vacinas necessárias), numa situação de viagem de avião com o animal de companhia (transporte em segurança, documentação e vacinas) até a um imprevisto do dia a dia, como uma reação atípica a um alimento, medicamento ou a ingestão de um objeto ou alimento inadequado.

Os seguintes exemplos ilustram algumas situações concretas às quais o serviço dá resposta:

Preparação para a aquisição de um animal

Qualquer pessoa que queira adquirir um animal de estimação pode ligar para a Linha Saúde Animal 24, ou entrar no website, para saber mais sobre os primeiros cuidados, informar-se sobre as vacinas necessárias, os timings da desparasitação ou o tipo de alimentação.

O animal aparenta estar doente e o dono ou cuidador está inseguro e não sabe o que fazer, ou como intervir.

A Saúde Animal 24 faz uma triagem por telefone para perceber a gravidade do problema e, caso considere necessário, encaminha o dono do animal para um médico veterinário para que este possa ser examinado e tratado. Este encaminhamento será acompanhado pela Linha Saúde Animal 24, que envia um relatório por e-mail para o centro de atendimento médico veterinário mais próximo, com um descritivo dos sintomas e de outras informações relevantes que tenha identificado na conversa telefónica, para que o centro de atendimento em questão possa estar tão preparado quanto possível para receber o animal e dar uma resposta mais rápida e eficaz.

Num dia de muito calor um animal mais velho encontra-se mais prostrado/inativo. O dono não sabe avaliar se é ou não grave.

A Saúde Animal 24 faz uma triagem por telefone para perceber a gravidade do problema e, caso considere necessário, encaminha o dono do animal para um médico veterinário para que este possa ser examinado e tratado. Este encaminhamento será acompanhado pela Linha Saúde Animal 24, que envia um relatório por e-mail para o centro de atendimento médico veterinário mais próximo, com um descritivo dos sintomas e de outras informações relevantes que tenha identificado na conversa telefónica, para que o centro de atendimento em questão possa estar tão preparado quanto possível para receber o animal e dar uma resposta mais rápida e eficaz.

O animal ingeriu um objecto estranho (meia/parafuso/bola…). O dono não sabe se deve ir ao hospital.

Através do questionário/inquérito feito ao telefone pela equipa da Linha Saúde Animal 24, e dependendo da situação concreta (objeto ingerido, idade do cão, reação do animal entre outros fatores) o profissional poderá recomendar que medidas tomar. Pode ser recomendado ou não um tratamento ou uma intervenção mais imediata.

Viajar com o animal de estimação

Independentemente da espécie, a Linha Saúde Animal 24 dá conselhos relativamente ao transporte do animal em segurança, aos documentos, vacinas e exames necessários para que o processo possa ser fluído. O serviço envia por e-mail um descritivo de toda a informação necessária para saída do país de origem e entrada no país de destino. Desta forma o dono/tutor do animal poderá apresentar ao seu médico veterinário assistente todos os requisitos necessários.

Informação sobre doenças transmissíveis

A Linha Saúde Animal 24 também pode fornecer informações sobre doenças que se transmitem do animal para o Homem e vice-versa – zoonoses.  Por exemplo, no caso das grávidas que têm gatos é frequente terem dúvidas relativamente ao risco de serem contagiadas com toxoplasmose.

Gravidez e um bebé na família

A Linha Saúde Animal 24 dá informações sobre os cuidados a ter durante a gravidez e com o animal de companhia aquando do nascimento do bebé.

Mudança de atitude e comportamentos do animal de companhia

A Linha Saúde Animal 24 tenta identificar os possíveis motivos e, dependendo da situação, aconselhar algumas estratégias que podem ser implementadas (pode ser um problema comportamental, por exemplo por mudança de casa/por alterações nos horários dos donos/por aparecimento/desaparecimento de um membro do agregado familiar).

Cuidados a ter com animais como porquinho da Índia, hamster ou outro. Será preciso desparasitar, vacinar?

A Linha Saúde Animal 24 informa relativamente aos cuidados a ter nestes casos.

Imprevistos fora de casa

No caso de atropelamento de um animal durante as férias a Linha Saúde 24 pode informar os donos relativamente à localização do Hospital mais próximo, enviar um relatório para o mesmo e ainda um SMS para o dono/tutor com os contactos do hospital sugerido.