F.A.Q.

1.O que é o serviço Saúde Animal 24?

O serviço “Saúde Animal 24” é uma linha telefónica de apoio veterinário a funcionar 24 horas por dia, que tem como principal objetivo esclarecer as dúvidas que surgem fora de horas, ou que não se enquadram no âmbito das consultas veterinárias, encaminhando os clientes, sempre que se justifique, para uma clínica ou um hospital veterinário da sua freguesia de residência.

Pensada para dar resposta a questões do âmbito da saúde animal e da vida com os animais, sejam estas relativas a animais de grande porte, exóticos ou animais de companhia, esta linha de apoio está preparada para apoiar, fazer a triagem, dar aconselhamento e fazer o acompanhamento da situação, em situações de imprevisto ou de incidente, estando apta a responder a dúvidas dentro das áreas da nutrição, do comportamento, das intoxicações, relacionadas com viagens e ainda a questões de saúde pública (relacionadas com os animais ou com o convívio com os mesmos). O serviço Saúde Animal 24 conta ainda com um website que disponibiliza informação relativa às principais questões e dúvidas relacionadas com todas estas áreas.

De ressalvar que o objetivo da Linha Saúde Animal 24 não é dar consultas telefónicas (nem é possível do ponto de vista legal) é sim, ser um apoio e um recurso com informação fidedigna para quem tem, trabalha ou convive com animais. A equipa de atendimento ao público da Linha Saúde Animal 24 é assim composta por enfermeiros veterinários apoiados por uma equipa técnica de médicos veterinários. Esta equipa de Médicos Veterinários é responsável por apoiar e supervisionar constantemente o serviço.

2.A quem se dirige?

A Saúde Animal 24, dirige-se a todas as pessoas que têm, trabalham ou convivem com animais de companhia como cães e gatos, cavalos e ainda animais exóticos, assim como porquinhos da índia, hamster, Iguana, Gecko, cobras, aves, entre outros. A Linha Saúde Animal 24 dá igualmente resposta a quem ainda não possui mas pretende adquirir um animal de estimação ou outro, esclarecendo as suas dúvidas e / ou dando toda a informação necessária dentro das áreas de atuação do serviço: nutrição, comportamento, intoxicações, viagens e questões de saúde pública.
3. Que tipo de situações vem resolver?

A Saúde Animal 24 vem esclarecer dúvidas do âmbito da saúde animal mas também do âmbito da vida com os animais, desde as dúvidas que surgem aquando da aquisição de um animal de estimação (primeiros cuidados, vacinas necessárias), numa situação de viagem de avião com o animal de companhia (transporte em segurança, documentação e vacinas) até a um imprevisto do dia a dia, como uma reação atípica a um alimento, medicamento ou a ingestão de um objeto ou alimento inadequado.
4.Quanto custa uma chamada para a Linha Saúde Animal 24?

Uma chamada para a Linha Saúde Animal 24 custa apenas 0,6€ + Iva, independentemente da sua durabilidade.

Para que os donos se sintam totalmente à vontade e sem restrições de tempo, criámos uma mecânica em que é a própria Linha Saúde Animal 24 que liga ao utilizar imediatamente após este entrar em contacto com o serviço. Na prática, assim que o utilizador liga para a Linha Saúde Animal 24 a chamada é atendida, e uma mensagem de voz dá a indicação para que este desligue o telefone, explicando que o serviço lhe ir ligar de volta imediatamente e sem qualquer custo acrescido. Desta forma o dono poderá esclarecer todas as suas questões pelo custo de apenas 0.60€, sem qualquer restrição de tempo.

5.Quem atende as chamadas?

As chamadas são atendidas por uma equipa de Enfermeiros Veterinários. Esta equipa foi devidamente formada por Médicos Veterinários que são também os responsáveis pela supervisão do serviço.
6.Porque são enfermeiros veterinários e não veterinários a atender as chamadas?

Tendo em conta que o objetivo da Linha Saúde Animal 24 não é dar consultas por telefone (nem é permitido faze-lo) não era determinante que as chamadas fossem atendidas por Médicos Veterinários. Não obstante, considerámos importante contratar profissionais com formação superior especializada na área, para que sejam capazes de distinguir as diferentes situações e dar soluções adequadas, dentro daquilo que são os objetivos do serviço.

Estes enfermeiros, são naturalmente apoiados uma equipa técnica e pelo software que foi desenvolvido por Médicos Veterinários e criado especificamente para a Linha Saúde Animal 24.